O novo Pulpit Rock Mountain Lodge acomoda 28 quartos de hóspedes, um café, um restaurante e uma sala de conferências. A pousada situa-se na trilha principal que leva a Pulpit Rock, o penhasco em balanço sobre o Lysefjord.
Condições do local/Implantação
A implantação da pousada e volumetria são bem dispostas em relação ao ambiente imediato com o seu terreno ondulado, o seu desenho de cobertura remetendo ao de picos adjacentes. O volume é ainda dobrado em torno de um afloramento de rocha, criando um gesto para a entrada principal. O telhado pende em lugares diferentes para cobrir espaços externos e terraços ligados ao restaurante e sala de conferências.
Cliente
O cliente, Stavanger Turistforening (Stavanger Trekking Association), vem respondendo ao número crescente de turistas que visitam a Pulpit Rock (atualmente cerca de 120.000 pessoas por ano), percebeu que a velha cabana (construída em 1947) não atingia os padrões modernos. O intuito era fornecer ao cliente um edifício modesto, com alojamento adequado e sanitários adaptados. O edifício deve ter acesso universal e ser verdadeiramente amigável com o meio ambiente.
Construção e Materiais
O sistema construtivo consiste em 32 nervuras de elementos de madeira maciça, colocadas a uma distância de 2,8 m. Cada parede, piso e teto são construídos com o mesmo sistema pré-fabricado. As nervuras se duplicam entre os quartos de modo que os elementos do piso possam ser suspensos entre eles, ao mesmo tempo em que impedem a transmissão do som lateral. As estruturas que contêmas salas públicas são perfuradas para criar mais espaço e orientadas para as melhores vistas.
A madeira maciça é a Holz100. Foi escolhida para a construção porque o seu sistema completo de madeira pura não necessita de cola ou de pregos. Os painéis de madeira, constituídos por várias camadas de madeira são mantidas unidos apenas por cavilhas de madeira, que incham após a injecção. Isto significa que a madeira retém quase todas as suas qualidades performativas de acordo com a capacidade de carga e de direccionamento.
O chefe de engenharia enfrentou um desafio: a grande envergadura sobre os espaços públicos, o café e restaurante. Isso foi resolvido ligando o acúmulo dos elementos de dentro para fora, expondo as camadas diagonais que então poderiam estender para a sala em um nível superior e formar uma geometria espacial única para os quartos públicos. Ao mesmo tempo, o procedimento revelou princípios únicos de construção de Holz100 com materiais de madeira de qualidades intrínsecas.